ENTREVISTA COM LARRY SCOTT

Por Steve Cotter


Steve Cotter: Larry, eu fiquei muito impressionado quando conheci você no Mr. Olympia Expo, em particular com o seu sistema de treinamento abdominal. Você poderia nos contar um pouco sobre como você começou no bodybuilding?

Larry Scott: Foi há muito tempo atrás. Eu era sempre menor do que a média, e eu só queria ser amado, apreciado e esses tipos de coisas. Eu vi essa revista no lixão que era uma revista de fisiculturistas. Ela tinha uma foto de um fisiculturista popular e dizia: "Você também pode ter um braço como este em 30 dias" e apresentou os exercícios. "O homem" pensei, "Eu poderia fazer os exercícios". Eu tinha uma barra fixa em casa. Era um grande eixo de trator, grosso e eu improvisei então eu pensei, "Eu vou usar isso como um peso para me exercitar." E assim eu fiz. Eu comecei a fazer todos os exercícios de tríceps. Então eu comecei a crescer! Senti-me uma bomba pela primeira vez. Eu não podia acreditar! Eram férias de verão e pelo tempo que o último ano meus braços estavam bombeados e estavam crescendo, e aquilo era impressionante para mim (risos).

Steve Cotter: Você sempre foi atlético ou você sempre foi bombado, como dizem as pessoas?
Larry Scott: Eu não estava realmente atlético. Eu também não era bom em esportes de equipe. A musculação simplesmente me levou a entender que eu poderia chegar ao sucesso. Quando eu encontrei a musculação, eu pensei, posso fazer isso por conta própria. Eu posso colocar o meu esforço nisto, desde que eu queira. Eu comecei a insistir nisso, e decidi que não seria dependente de ninguém, e eu me vi começando a sobressair. Até o final do último ano escolar eu estava treinando para ser o melhor fisiculturista sênior. Não havia nada que iria me fazer retroceder. Eu estava tão determinado que, nunca perdia um treino. 
Steve Cotter: Você sempre foi conhecido e respeitado por seu nível e seu foco, eu li uma frase atribuída a você que disse "cada fisiculturista tem um treino e cada treino as suas séries", então que você utilize sempre o máximo de intensidade e concentração em cada repetição.
Você poderia comentar um pouco sobre como você passou a tomar essa atitude de treino com alta intensidade e foco?

Larry Scott: Bem, eu achei que geralmente temos um professor ou algum exercício que nós nos adaptamos melhor e sentimos que nos faz crescer mais. E eu aprendi que o conceito principal nos bancos de exercícios. Eu sabia que se eu estava indo para o ginásio era para obter o crescimento máximo, e eu tinha que focar no que eu ia fazer naquele dia antes de eu chegar lá, os pesos que eu ia usar, e a real formar que eu ia usar. Assim, eu planejava o peso que eu usei na última vez e o eu iria fazer nesta próxima. Eu entendia que eu tinha que estar 100% focado no que eu iria fazer, desta forma eu tinha certeza que obteria o máximo de resultado a cada repetição, em todas as fazes, desde a parte inferior do movimento para o início do movimento. Ao usar esse tipo de foco, então comecei a pensar que você realmente tem que se concentrar em cada repetição, como se fosse um conjunto, e cada conjunto de que era uma série. As pessoas diziam: "como você faz isso" e eu dizia: "É o tipo de foco que você tem que ter".

Steve Cotter: Vince Gironda, o famoso treinador de Veneza Beach, comentou que nunca perdeu um treino. Outra coisa é que quando as pessoas estão começando no treinamento, se é musculação ou artes marciais ou qualquer outro esporte, eles estão sempre procurando "o segredo". Eles querem saber qual é o segredo para o sucesso é. O que você pode dizer sobre este segredo se é que existe tal coisa?

Larry Scott: Eu tenho recebido esta pergunta muitas vezes, e eu geralmente digo para eles tomarem muita vitamina P. Eles me perguntam "o que é isto?", e eu digo: "é Paciência". É um processo natural e seu corpo crescerá em sua taxa pré-determinada, e você não pode acelerar o processo. A maioria das pessoas que desistem da musculação porque ficam tão impaciente que começam a treinar demais, passam a queimar as energias e calorias que seriam para o crescimento. O foco tem que ser na sua série, e aproveitar todo o tempo possível para descansar e se alimentar bem.

Steve Cotter: 
Eu quero ler uma citação sua. Você disse que, "A humildade é a verdadeira marca de um campeão". Quer comentar sobre o que você quer dizer com isso e com relação ao seu treinamento?
Larry Scott: Bem, não há nada tão feio como alguém que se torna um campeão e leva todo o crédito. Quero dizer, você vê o cara andando, se exibindo por aí e ninguém olha para ele. Todo mundo puxa seus olhos para longe porque não quer dar a ele a atenção mais do que ele já tem em si mesmo. Mas quando você vê alguém que é um verdadeiro campeão, que é o melhor no seu esporte, e ele dá crédito a uma fonte superior, isto sim é bonito . Então, isso é um verdadeiro campeão, porque aprecia o que ele fez e sua sabedoria de saber que realmente não era ele mas sim um dom que Deus lhe deu.

Steve Cotter: Uau, isso é ótimo - isso foi muito bem dito e esta informação e muito útil para qualquer pessoa que está interessada em desenvolver seu corpo e seu esporte. Joe Weider disse que você é o mais amado e idolatrado de todos os campeões. Depois de falar com você, e partilhar a sua sabedoria, eu posso entender por que você é chamado o maior fisiculturista de todos os tempos, e eu aprecio a sua generosidade em dispor seu tempo para educar os leitores desta matéria.

Larry Scott: Muito obrigado, e, gostei muito desta entrevista e as perguntas foram bem interessantes. Na maioria de outras entrevistas as perguntas foram muito chatas.

Steve Cotter: (Risos) Bem, você foi muito agradável, por isso agradeço muito.
Larry Scott: Foi um prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário